quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Balaiada

Marko Ajdarić entrevista Iramir Araújo, autor de Balaiada - A Guerra do Maranhão - confira as ilustrações


Marko Ajdarić
Que apoios vocês tiveram para realizar a Balaiada em Quadrinhos?

Iramir Araújo

Basicamente da Secretaria de Cultura do Estado [do Maranhão], na gestão do então secretário Joãozinho Ribeiro. Na verdade, no governo anterior (que foi tirado por decisão da Justiça)

Marko Ajdarić
Quantos exemplares foram impressos? Como anda a distribuição?

Iramir Araújo
1000 exemplares. Fiz um lançamento onde vendi uma boa quantidade, pus em algumas livrarias locais, onde a aceitação tem sido boa, tenho recebido alguns pedidos pela Internet e, vez em quando, como há 15 dias, por exemplo...participei de um evento na Universidade Estadual [UEMA], onde também pus à venda o livro, e vendi alguns exemplares.

No geral, a opinião sobre o trabalho é positiva. A exceção, até agora, é da revista 'Mundo dos Super-heróis', que viu méritos apenas na qualidade gráfica e na iniciativa.

Marko Ajdarić
Os quadrinhos no Maranhão já tem uma tradição acumulada de falar sobre a realidade do seu estado. Isso não cessou com o desaparecimento precoce de Joacy Jamys(1). Pode nos falar dessa relação, e de como você se encaixa nela?

Iramir Araújo

Eu, na verdade, sempre discuti com os parceiros de quadrinhos daqui sobre essa idéia. Falarmos do que temos. Sendo mais amplo: Acho que nós, brasileiros, temos um manancial imenso de temas, cenários e possibilidades para mostrar em quadrinhos. Não compreendo essa obsessão por supers-qualquer-coisa. Então... não se trata de falar apenas do Maranhão. Mas falar também do Maranhão. Podemos criar histórias fantásticas, com a inesgotável matéria-prima que temos.

No meu caso, os personagens e histórias que crio, têm profunda ligação com o nosso cenário. A exemplo do Augusto dos Anjos - Caolho (2)...

Marko Ajdarić
(que recomendo a todos os leitores)

Iramir Araújo

...é a aplicação da velha máxima: Sejamos universais. falemos de nossa aldeia.

Marko Ajdarić
Isso se aplica também ao trabalho de cunho mais (digamos) educacional? Me refiro ao seu trabalho Gatos Pingados (3), sobre juventude e AIDS?

Iramir Araújo
Sim. também. E olha que são temas universais. Que a molecada de qualquer lugar precisa conhecer. A Secretaria de Saúde de Alagoas pediu autorização para reproduzir uma das histórias de 'Gatos' Então, a juventude de lá, embora o cenário seja São Luís, irá se identificar com o tema.

Marko Ajdarić
Por falar nisso, o Neorama dos Quadrinhos, na esteira das mostras mundiais de quadrinhos, pretende imprimir a HQ inteira da 'Balaiada', em locais como parques e universidades, em grande formato. Como você vê essa iniciativa?

Iramir Araújo

Acho fantástica! só lamento não ter tido condições de levantar, aqui, recursos para apoiar essa iniciativa.

Marko Ajdarić
bem, outras pessoas podem apoiar, claro...

Iramir Araújo
Ficarei extremamente feliz e orgulhoso. Isso para mim, tem um significado claro: o trabalho tem qualidades para se sustentar.

Marko Ajdarić
Como vocês conseguiram ser pauta de uma revista de circulação nacional? confira publicação

Iramir Araújo
Enviei o livro para algumas revistas de circulação nacional. a Carta, a Isto É, a Brasileiros... Destas, a Carta, respondeu e pautou a resenha. A Caros Amigos solicitou autorização para utilizar parte das ilustrações em um dos fascículos da sua atual série "Negros", se não me falha a memória.

Marko Ajdarić
A jornalista Camila Alam, no meu entendimento, no espaço que teve, mostrou bem os méritos da obra. Mas, por falar na obra, em si: o seu colega Beto Nicácio já tinha mostrado em 'A Lenda de Ana Jansen' um notável uso do recurso de mudar o rumo da estória. Agora, num livro em quadrinhos sobre história, vocês 'introduziram' um novo fôlego ao final, que, com certeza, vai ficar retido na memória dos bons leitores, ao abordar o papel dos negros no conflito.

Iramir Araújo
Beto é um artista que detém inúmeros recursos gráficos e narrativos.

Marko Ajdarić
De quem foi essa feliz idéia?

Iramir Araújo
Bom... A Balaiada foi um movimento em que os negros tiveram um papel preponderante. Na verdade, fundamental. Não poderiam, sob nenhuma circunstância ficar de fora, sob pena de a história ficar "aleijada"

Marko Ajdarić
Então, de onde veio a idéia de 'deixar a questão para o final', dando um novo relevo à narrativa?

Iramir Araújo
A Balaiada "oficialmente" se encerra com a morte de Cosme. Mas, como ficou claro, (pelo menos acho que sim) os negros continuaram se sublevando... fugindo, constituindo quilombos...

Marko Ajdarić
Quais os novos projetos de Iramir Araújo?

Iramir Araújo
Estou desenvolvendo (em fase de pesquisa bibliográfica e iconográfica) um projeto que deverá ficar pronto em 2012. Trata-se de contar em quadrinhos a invasão dos franceses no Maranhão e a fundação da cidade de São Luís, que completará 400 anos..

Marko Ajdarić
Esperamos estar 'aqui', para ajudar a noticiar. Muito obrigado, Iramir!

Iramir Araújo

Eu é que agradeço! Sucesso e longa vida ao Neorama! E, é claro, às suas iniciativas...que sejam frutíferas.

(1) Joacy Jamys
(2) Augusto dos Anjos
(3) Gatos Pingados
4) A Lenda de Ana Jansen


Um comentário:

  1. Adorei o formato, de uma forma lúdica, passa-se muito conteúdo e arte tudo ao mesmo tempo, além de incentivar os baixinhos e os grandinhos a lerem cada vez mais e se desligarem da mídia fabricada e manipulada que injeta desinformação e até interrompendo o processo criativo e a formação de ideias próprias.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir