quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Salão de humor da anistia

A Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, recebe, nesta quarta-feira (dia 9 de dezembro), às 20:30 horas - os chargistas Claudius, Gougon, Guidacci, Lopes, Luiz Gê e o filho de Henfil, Ivan Souza (que ainda este ano lançou o Instituto Henfil). Eles autografarão exemplares do livro 'Salão de Humor da Anistia', livro lançado em comemoração aos 30 anos da Lei da Anistia pelo Programa Senado Cultural, em colaboração com o Centro de Memória Digital da UnB.

A publicação reúne, várias charges políticas produzidas sobre o tema e seu contexto histórico. Além dos chargistas que participarão da sessão de autógrafos, também estão incluídas no livro trabalhos de Chico Caruso, Glauco, Jaguar, Lan (
o argentino mais brasileiro do Rio), Nani, Otávio e Ziraldo. Os trabalhos foram publicados no Correio Braziliense, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, O Pasquim, Movimento, Folha da Tarde e Jornal de Brasília.

O livro - rganizada em seis capítulos - é um instrumento para recuperar e divulgar a memória das artes gráficas do Brasil. A organização do volume, textos e edição de imagens são de Marcos Magalhães, consultor do senado.

O levantamento feito por Magalhães retrocede à crise instalada com o Pacote de Abril, em princípios de 1977: os artistas criaram personagens que refletiam o ambiente político da distensão. Lan concebeu a figura imaginária do jornalista, interlocutor sem censura dos políticos da transição. Claudius desenvolveu Malaquias (a consciência crítica da chamada Abertura) e Ernestino (o saudosista deslocado da Ditadura). Henfil criou Ubaldo, o Paranoico, o Sargento Flores e Xabu, o provocador.

Com informações da Agência Senado